Bases do meu acervo de maquiagem

segunda-feira, setembro 02, 2013

Estava me coçando para escrever esse post. Queria MUITO mostrar e falar um pouco das bases que tenho, porque tá difícil achar uma boa base que se adapte bem a minha pele e as condições que preciso para que ela funcione (cobre as manchas e cicatrizes do rosto, mesclar bem com a pele, controlar a oleosidade, não derreter no calor..).

Fortaleza faz 30 graus o ano todo e o dia todo. Se você quer testar se uma base REALMENTE funciona, use ela aqui. Sério!

Pretendo fazer uma postagem dessas para mostrar cada categoria dos itens de maquiagem que tenho disponível. Queria fazer um video, mas está meio complicado como disse anteriormente. :/ Então até lá, só fotos e postagens escritas mesmo. Nhê

Base Líquida Intense Efeito Matte O Boticário

Essa base é de uma edição limitada do O Boticário que tive a sorte de poder ter adquirido na época. Comprei ela pela promessa de acabamento opaco, coisa rara nas bases nacionais até ano passado. Agora estão lançando mais bases desse tipo no mercado. Das minhas bases é a UNICA que se adequá perfeitamente ao meu tom de pele e tem o fundo perfeitamente frio (amarelado, no caso). Apesar disso, não é as mil maravilhas.

A textura é de um creme bem espesso, tanto que é difícil de se trabalhar. Ela é complicada de se aplicar sem que fique com cara de que você passou massa corrida na cara. Se deixar, ela deixa super visível teus poros e linhas de expressão e ainda craquela no teu rosto. Uso o meu duo fiber da Real Techniques para aplica-lá junto com um pouco de água termal, sinto que o único pincel que consegue uniformizar a base perfeitamente no meu rosto.

A cobertura é de baixa a média. Por conta do problema que falei da textura, é legal aplicar duas camadas, mas não passo disso. Ela tende a transferir com muita facilidade e ficar muito artificial no rosto, com aparência de reboco mesmo. E como falei da cobertura, ela não cobre muito bem minhas cicatrizes e imperfeições, me fazendo apelar pra um corretivo. E desaparece com mais ou menos 3 horas de aplicação (clima de Fortaleza influí para que a base dure pouco, nhê). Apesar de não ser perfeita, gosto muito dessa base, é uma das minhas preferidas das que já usei até hoje.

tl;dr
Transfere? Sim
Proteção solar? Sim, fator 15

Tem cheiro? Sim, médio
Cobertura: Baixa à média
Acabamento: Opaco, aveludado
Textura: Cremosa
Duração: Média de 3 horas
Extras: Oil Free

Tracta Base HD Farmaervas

Essa base foi um dos meus primeiros investimentos em bases boas nacionais. Ela atualmente está em menos da metade do vidrinho, realmente usei muito. Mas ao longo das vezes que usava ia descobrindo que não gostava muito dela...

A cobertura é de baixa a média, com acabamento meio luminoso. Não gosto de bases com esse acabamento por ter uma pele oleosa e ainda morar numa cidade onde faz 30 graus no meio dia. A base ainda é hidratante, por isso não ajuda a segurar a oleosidade do meu rosto quando a uso, ao menos quando exposta ao sol e calor. Em ar condicionado, ela fica boa por ao menos umas 3 horas, dai a oleosidade começa a surgir na zona T do rosto.

A cobertura dela é do tipo que você tem que construir, camada por camada. Geralmente uso duas camadas por que uma só não cobre minhas imperfeições, e com três ela acaba ficando muito pesada. Demora em média umas 3 horas para começar a desaparecer se você estiver no sol, e umas 6 se você estiver na vida boa do ar condicionado e clima ameno. A textura dela é de liquido razoavelmente cremoso, e rende bastante. Tem que se tomar certo cuidado para não usar mais base do que não deve: com três camadas ela já fica com aparência artificial, além de transferir muito fácil. Gosto de aplicar ela com o duo fiber e esfumar bastante no rosto para não acumular e mesclar bem com a pele, porque ela não é bem do meu tom de pele.

A minha cor é a Nude, um tom médio, único disponível para pele morena média como a minha. E por incrível que pareça, fica um tom mais escuro no meu rosto (e com tantas blogueiras com pele MAIS CLARA QUE A MINHA usam essa cor, fico me perguntando COMO NÃO FICA MAIS ESCURO???!). E para completar, essa base tem fundo rosado, e não ajuda muito a homogenizar meu tom de pele do rosto com o do corpo. Acho que é até por culpa desse fundo rosado que ela faz minha pele parecer mais escura... Mas por causa disso é legal para usar de dia ou com a pele bronzeada.

Atualmente estou usando ela bastante para ver se acaba logo. Quero substituir ela por uma que se adeque exatamente ao meu tom de pele e sirva para tirar fotos. Eu usava essa para tirar fotos, por ser HD, mas com o tempo vi que não era bem assim... Melhor usar uma base opaca, sem filtro solar para essa função. E com o tom exato da minha pele, de preferencia.

tl;dr
Transfere? Sim
Proteção solar? Sim, fator 15

Tem cheiro? Sim, médio, de maquiagem/talco
Cobertura: Baixa à média
Acabamento: Luminoso
Textura: Liquida
Duração: Média de 4 horas
Extras: Oil Free, Hidratante, Vitamina E

Dream Matte Mouse Maybeline

Sempre quis provar essa base e minha prima acabou me dando essa de presente em uma das viagens que ela fez de sampa para cá ano passado, enquanto ela ainda residia por aqueles lado. Parte do motivo de querer essa base foi ter visto tanta gente falando bem dela. E ela é boa mesmo, mas tem alguns contras.

A textura dela é de um pasta que se assemelha ao um mouse, como o nome dela sugere. Dá para aplicar com as mãos, com uma esponjinha como se fosse um pó compacto ou com algum pincel. Gosto de usar o flat kabuki para isso, porque além de não sujar minhas mãos (não gosto de sujar minhas mãos enquanto maqueio :/ Frescura minha) é o melhor pincel que pega pouca quantidade do produto, aplica e espalha bem de maneira uniforme na pele. E você não gostaria de pegar muito produto, acredite. Ele é bem fácil de te deixar com cara de argamassa com muito produto, então é bom ir trabalhando com camadas e aos poucos.

Não gosto de usar mais do que duas camadas por conta da minha pele oleosa. Essa base tem óleo na composição, por isso não é muito legal da minha parte usar muito para fazer a pele brilhar mais fácil. No sol com ela começo a brilhar em cerca de uma hora e em ambiente fresco umas três horas. Ela se mescla bem fácil com a pele, e por isso tende a sumir fácil também. Em quatro elas ela desaparece quase que totalmente, dai é preciso retocar.

O legal dessa cor, a Nude Light 4, é que ela se adapta muito bem na maioria dos tons de pele para qual ela é indicada, incluindo o meu. Vi gente de pele mais clara usar e se dar muito bem com ela, e comigo não foi diferente apesar de ter a pele mais escura. O acabamento é opaco com toque aveludado e tem cobertura baixa a média. Uma camada só não cobre nada, por isso sempre acabo usando duas.

tl;dr
Transfere? Sim
Proteção solar? Não

Tem cheiro? Sim
Cobertura: Baixa à média
Acabamento: Opaco, aveludado
Textura: Pastosa
Duração: Média de 3 horas
Extras: None

Hello Flawess Oxygen Wow Benefit

Essa amostrinha de base veio junto com o kit How to look the best at everything que comprei final do ano. Eu li bastante sobre os produtos componentes do kit antes de comprar, por isso já sabia previamente que essa base ai não era a melhor das maravilhas do mundo... Mas ainda assim resolvi tentar porque queria testar para saber como era.

A primeira coisa que reparei foi o tom da base, ela é um tom mais claro que o meu. Não que isso me impeça de usa-lá, mas aplicar três camadas implica pintar a minha pele de outra cor. Acaba que uso somente uma camada dela no meu rosto e espero dar uma mesclada com a pele, o que é ruim porque ela tem muitas imperfeições e por a base ter uma cobertura muito baixa, cobre nada. Ela é do tipo que você tem que trabalhar em camadas, mas não muitas, afinal a textura é bem liquida, ideal para o dia a dia. Não espere uma cobertura pesada dela.

Gosto de aplicar ela com o duo fiber, justo para ajudar a mesclar com a pele e não deixar ela acumulada que faça aparecer que é mais claro. Não é boa para segurar oleosidade, como as outras, em uma hora no sol começo a brilhar com a zona T. Influí ainda por ela ser hidratante, por isso não é a melhor opção para pele oleosa. Em ambientes fechados, demoro por volta de 2 horas para começar a ter óleo, e ela começa a desaparecer em 4 horas de uso. 2 se você estiver num ambiente muito quente.

Outra contra é o tipo de acabamento que ela proporciona, que é luminoso. Além de ajudar a minha pele a produzir óleo, o acabamento natural dela não influi para disfarçar. Apesar de ser livre de óleo, ela possui hidratante na formula, é por isso que não me ajuda muito. Não compraria o tamanho normal dela justo por isso, tenho que procurar coisas mais especificas para meu tipo de pele.

tl;dr
Transfere? Sim
Proteção solar? Sim, fator 25

Tem cheiro? Sim, suave
Cobertura: Baixa 
Acabamento: Luminoso
Textura: Liquida
Duração: Média de 3 horas
Extras: Oil free, Hidratante

Swatches da base no braço, oleosidade no papel toalha, blábláblá

Tirei fotos de antes e depois aplicando a base *melhor maneira de mostrar se a base cobre de fato, as imperfeições ou não*, mas não deu certo, as fotos ficaram ruins por conta da iluminação. :/ Vou ver isso e se conseguir dar um jeito. Quem sabe numa próxima se eu conseguir resolver esse problema?

De todas as minhas bases do momento, a unica que tenho mais gostado é da Maybeline. Ela é uma mão na roda para photoshots, dá para levar na bolsa e retocar a qualquer hora, pois tende a desaparecer. Esse conforto me fez guarda-la para essa finalidade. E a que usava para photoshots, a base da Tracta, acabei trocando para o dia a dia. Vamos ver se ela acaba logo. nhê

PS1: Fora isso tudo, tenho ainda um BB Cream. Vou deixar para falar somente dele em uma outra postagem, porque será uma longa conversa...

PS2: E ainda farei outro para falar de algumas bases que usei por um tempo e me livrei, porque não dava para usar de maneira nenhuma.

You Might Also Like

0 comentários

Leia antes de comentar:
Os comentários do Lightning Rose são moderados. Não serão aprovados comentários de natureza ofensiva; que não contenham nenhuma relação com o assunto da postagem; que contenham links externos de propaganda ou spam; ou que contenham números de documentos pessoais.

Para mais informações sobre como funciona a política do blog leia o FAQ.

Agradeço o seu comentário e volte sempre!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Facebook